Colecções  >  Velocípedes  >  Bicicleta Quadrant nº21

Bicicleta Quadrant nº21

1889

Este invulgar exemplar, pelas suas suspensões elásticas nas rodas da frente e de trás, não tem marca de fabricante. No entanto, estas características distintivas permitem afirmar que se trata de uma Quadrant nº 21, produzida pela empresa Quadrant Trycicle Company, de Birmingham, que fabricava muitos modelos de velocípedes, incluindo triciclos para adultos - muito vulgares na época - e tandens.

Tanto quanto se sabe, da Quandrant n.º 21 só restam, em todo mundo, 5 exemplares: 1 no Dutch National Museum - Holanda; 1 no Shimano Museum - Japão; 1 propriedade de Jan Sirer da República Checa; 1 propriedade de Herman Pickering, de Inglaterra; 1 no Museu do Caramulo.

Curiosamente num anúncio à Quadrant n.º 21, numa publicação inglesa, de 1891, liam-se alguns comentários da seguinte ordem: ”A última grande invenção na construção de bicicletas; não são necessários pneumáticos; conforto insuperável; menos vibrações; os pneus não resolvem…”. Verifica-se, assim, que os pneus, então nos seus primórdios, ainda eram postos em causa.

Doada ao Museu do Caramulo por Joana Correia de Barros.